A
PREFEITA MUNICIPAL DE SÃO GABRIEL DA PALHA, do Estado do Espírito Santo: Faço saber que a Câmara Municipal
decretou e eu sanciono, na forma do art. 70, inciso
VIII, da Lei Orgânica do Município de São Gabriel da Palha a seguinte Lei:
DECRETA:
Art. 1º Fica criado o cargo de Gerenciador de Laboratórios
de Informática, com carga horária semanal de 40 (quarenta) horas, piso salarial
de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais), tendo como âmbito de ação:
a) explorar os recursos técnicos oferecidos pelos
equipamentos da sala de informática;
b) aproximar os educadores desses recursos, desde
os equipamentos até as ferramentas da Internet;
c) complementar as atividades propostas pelos
educadores, buscando sites de interesse do conteúdo curricular para o professor
conhecer e então decidir se usará com a classe;
d) apoiar os educadores nas atividades com os
alunos, dividindo-se no atendimento a eles durante a aula;
e) organizar atividades na sala de informática fora
do prédio das aulas: momentos de pesquisa de alunos e professores;
f) organizar o uso da sala para a comunidade escolar
e a comunidade em geral: pesquisa, comunicação e serviços; e
g) treinar e capacitar os estagiários para
acompanhamento das aulas nos horários estabelecidos.
Parágrafo
Único. A contratação a que se
refere o presente artigo tem o fim de suprir a demanda de pessoal na Secretaria
Municipal de Educação e Cultura.
Art. 2º O detalhamento do presente é o constante do Anexo I
que passa a fazer parte integrante desta Lei.
Art. 3º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a celebrar
contrato administrativo para admissão de pessoal em caráter temporário, até 31
de dezembro de 2006, para prestação de serviços no atendimento ao objeto
constante do Art. 1°.
Art. 4º É vedado o desvio de função do contratado na forma
desta Lei.
Art. 5º O Contrato com base nesta Lei fica sujeito aos
mesmos deveres, obrigações e regime de responsabilidade, aplicados aos
Servidores Municipais de igual cargo ou assemelhado.
Art. 6º A rescisão do contrato administrativo antes do
prazo previsto para seu término ocorrerá:
I - por conveniência administrativa, a juízo da
Administração Pública Municipal;
II - pelo término do prazo contratual;
III - por iniciativa do contratado;
IV - por falta disciplinar cometida pelo (a)
CONTRATADO (A).
Art. 7º O Contratado na forma desta lei será contribuinte
do Regime Geral da Previdência Social, de acordo com a Lei n° 9.717 de 27 de
novembro de 1998.
Art. 8º É assegurado ao contratado o direito de gozo de
licença para tratamento da própria saúde, por acidente de serviço, por doença
profissional, de gestação, de paternidade, ficando vedadas quaisquer outras
hipóteses de afastamento.
Art. 9º O contratado com base nesta Lei, fará jus quando de
direito, ao recebimento de Diárias, Serviços Extraordinários e Gratificação de
Insalubridade nas condições estabelecidas em Lei.
Art. 10 As despesas decorrentes da execução da presente
Lei, correrão à conta de dotações próprias consignadas no orçamento vigente de
2006 que serão suplementadas se necessário.
Art. 11 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 12 Revogam-se as disposições em contrário.
PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
Gabinete da Prefeita Municipal de São Gabriel da
Palha, em 13 de Junho de 2006.
RAQUEL FERREIRA MAGESTE LESSA
Prefeita Municipal
Publicada nesta Secretaria Municipal de
Administração, na data supra.
JOAQUIM JOSÉ BONO DA SILVA
Secretário Municipal de Administração
Este texto não
substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de São
Gabriel da Palha.
ANEXO I
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA:
As instituições educacionais não existem no vácuo.
Elas são influenciadas pelos eventos sociais que constantemente ocorrem em tomo
delas.
É dentro da perspectiva do inter-relacionamento
escola-sociedade, das mudanças sociais e da necessidade de a escola ajustar-se
a elas que entendemos o importante papel que a tecnologia da informação e
comunicação tem a desempenhar na estruturação de uma educação sintonizada com
as demandas atuais.
A escola não tem sido tradicionalmente, um ambiente
receptivo às transformações e evoluções tecnológicas. Passou quase incólume
pelo retroprojetor, pelo projetor de Slides, pelo televisor e pelo
videocassete.
Um dado novo se apresenta, no entanto,
diferentemente das tecnologias citadas, a multimídia, a internet e as
tecnologias de informação e comunicação em geral se entranharam na vida das
empresas e da juventude, a clientela básica da escola tomando se ferramenta
natural de comunicação, diversas, aprendizagem e produtividade.
Diante de tantas informações e possibilidades,
entendemos que a escola não pode ficar restrita ao reino da palavra, continuar
sendo apenas oral e escrita, circular e linear. É preciso levantar os olhos,
perceber a realidade em volta e trazer a realidade para dentro da escola,
integrando-a ao seu fazer pedagógico. Para além, incorporar os saberes que os
alunos possuem notadamente à enorme facilidade em lidar com os instrumentos
tecnológicos, desenvolver e/ou aperfeiçoar suas competências e a habilidades
nesta área, colocando-as a serviço da produção de conhecimentos.
Não se pode deixar de enfatizar, por fim, que, na
sociedade do conhecimento, o domínio funcional do computador e das chamadas
tecnologias de informação é condição necessária e passaporte para a cidadania.
Tais razões justificam a presença natural da
tecnologia na rotina didática dos professores e no trabalho de aprendizagem dos
alunos.
OBJETIVOS:
Desenvolver uma atitude de curiosidade, reflexão e
critica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade.
Exercitar a cidadania para a transformação critica,
criativa e ética das realidades sociais.
Desenvolver e/ou aperfeiçoar competências e
habilidade na área da informática colocando-a a serviço da produção de
conhecimentos.
Utilizar a multimídia, a internet e as tecnologias da informação e
comunicação como ferramentas naturais de comunicação, diversão, aprendizagem
produtividade.
IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL:
EMEF "Ilda Ferreira da Fonseca
Martins".........................................(11 computadores)
Centro Integrado "Bem
Viver".......................................................(11
computadores)
CUER "Francisco José
Mattedi"......................................................(11
computadores)
EMEF "Irmã Adelaide
Bertocchi".....................................................(21
computadores)
EMEF "Prot. Maria Celeste Torezani
Storch".....................................(11 computadores)
EMEF "Bertolo
Malacarne".............................................................(11
computadores)
PROPOSTA DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS
IDADE |
CURSO |
MODULOS |
DESCRIÇÃO |
1ª A 4ª SÉRIES |
PRIMEIROS PASSOS |
PROGRAMAS EDUCATIVOS |
Sistema Operacional Textos Apresentação de Slides |
5ª SÉRIE |
INFORMÁTICA BÁSICA |
WINDOWS DIGITAÇÃO WORD POWERPOINT EXCEL INTERNET |
Sistema Operacional Técnicas de Digitação Editoração 1: Textos Apresentação, Slides Planilhas Eletrônicas Acesso e Navegação |
6ª SÉRIE |
OPERADOR DE COMPUTADOR |
ACCESS FRONTPAGE REDE LINUX |
Banco de Dados Criação de Sites - Módulo Básico Rede de Computadores Sistema Operacional Linux |
7ª SÉRIE |
COMPUTAÇÃO GRÁFICA |
FLASH DREAMWEVER COREL DRA W PHOTOSHOP |
Efeitos de Animação Desenvolvimento de Web sites Desenho Vetorial Edição de Imagens |
8ª SÉRIE |
MANUTENÇÃO E REDE DE COMPUTADORES |
Eletrônica Básica Montagem e manutenção Configuração de Redes |
Banco de Dados Criação de Sites - Módulo Básico Rede de Computadores Sistema Operacional Linux |
PLANEJAMENTO DIDÁTICO:
Os cursos serão ministrados por uma equipe
de estagiários, previamente selecionados, com treinamento e acompanhamentos contínuos
de um coordenador. O conteúdo das aulas será explanado a partir das apostilas,
entregues aos alunos, com exercícios práticos e avaliações periódicas. A cada
bimestre haverá uma reunião geral para avaliação dos resultados obtidos e
elaboração do relatório bimestral que será entregue à Prefeitura Municipal de
São Gabriel da Palha, para a sua apreciação.
PERIODO DE-REALIZAÇÃO:
Fevereiro à Dezembro de 2006.
PESSOAL ENVOLVIDO:
Professores, alunos, coordenador,
estagiários.
PLANO DE AULA
1. WINDOWS - Apresentação pessoal; descrição do curso; regulamentos da escola;
Introdução; O estudo do Hardware; Tipos de Hardware; Tipos de Computadores. (aula totalmente teórica)
2. WINDOWS - Ligando o computador; O estudo do Software; Uso do Mouse; menu
iniciar; sistema operacional Windows; programa Paint; Botões de Controle;
Explicando as partes de uma janela; ferramentas: lápis e borracha; desligando o
computador.
3. WINDOWS -
Paint - elipse; retângulo;
limpar imagem; linha; curva; balde; lupa; paleta de cores; botão esquerdo e
direito do mouse. (Faça desenhos com os
alunos, ex.: Bandeira do Brasil, logomarca da Globo, etc.)
4.
WINDOWS – Paint - editar desfazer;
caixa de complementos; atributos da imagem; teclas backspace e delete;
Ferramentas: polígono; pincel; spray, selecionar; recortar; copiar; colar; área
de transferência; botões de controle. (abra
algumas imagens para explicar o conteúdo da aula).
5. WINDOWS: – Wordpad = Uso das Teclas: capslock; shift; enter; delete;
backspace; home; end; Page up; Page down; acentuação; pontuação; símbolos. Exercício 02.
6. WINDOWS: – Wordpad = Barra de Ferramentas e de Formatação completas;
Configuração da página; visualizar impressão;
Exercícios 03.
7. WINDOWS: – WordPad = Selecionando o texto; formatar tabulações; tecla: tab;
insert; inserir figura do Paint no WordPad; capa de trabalho – Exercício de revisão.
8. WINDOWS: – Introdução ao Windows
Explorer; Os Discos = Capacidade de armazenamento dos Mesmos; propriedades;
rótulos; Criar pastas. Unidades de medida (Bits,
Byte, Kilobyte, Megabyte, Gigabyte).
9. WINDOWS: – Explorer = Criar estrutura de pastas; renomear; apagar; copiar e
mover pastas; Modos de Exibição; criar documentos no wordpad e salvar nas
pastas; apagar e restaurar arquivos da lixeira..
10. WINDOWS: – Explorer = Propriedades do arquivo: ocultar e somente leitura;
exibir opções de pasta; exibir extensões; menu documentos; menu iniciar; Barra
de Tarefas.
11. WINDOWS: – Painel de Controle; Barra de Tarefa e Menu Iniciar; Data e Hora; Mouse e teclado; Exercício
04.
12. WINDOWS: - Painel de Controle: Opções Regionais e de Idioma; Vídeo =
plano de fundo; proteção de tela; aparência; configurações.
13. WINDOWS: – Impressoras; adicionar impressora (Rede e Local, tipos de
Impressoras, laser, jato de tinta e matricial); localizar arquivos; instalar um
Programa para aprendizagem. (HJ Datilografia, por exemplo).
14. WINDOWS: Exercício 05 – revisão geral de Windows.
15. WINDOWS: Avaliação para ½ turma.
16. WINDOWS: Avaliação para ½ turma.
17. WORD: -
Apresentação do programa; configuração da página; zoom da página; cabeçalho e
rodapé; inserir figura do arquivo e Clip-Art; formatar figura; marca d’água.
(criar papel timbrado de uma empresa)
18. WORD: -
Barra de ferramentas; adicionar e remover botões; Painel de Tarefas; Exercício
06; Salvando documentos.
19. WORD: –
Autocorreção; correção ortográfica; desfazer e refazer; Barra de
Formatação. Formatar Fonte; Barra de Ferramentas Desenho; WordArt; Exercício
07.
20. WORD: –
AutoFormas; Movimentação em um documento; selecionando texto; Localizar;
substituir; Ir Para; movendo blocos de texto; Exercício 08.
21. WORD: –
Abrir arquivos; Sair de um arquivo; Parágrafos e Recuos; alinhamento dos
parágrafos; recuos através da régua e do menu; Marcadores e Numeração; Letra
Capitular. Exercício 09.
22. WORD:
- Tabela = Criar Tabela; selecionar tabela, linha, coluna e células; propriedades
da tabela; auto-formatação da tabela; inserir e excluir linhas e colunas;
mesclar e dividir células.
23. WORD: -
Tabela = formatar borda e sombreamento; botão tabelas e bordas;
classificando colunas; ajustar colunas, linhas e células; Colunas e Inserir
símbolos; Exercício 10.
24. WORD: Exercício
11 - Revisão.
25. WORD: Avaliação
para ½ turma.
26. WORD: Avaliação
para ½ turma.
27. EXCEL: - Introdução; fundamentos; movimentação; entradas de textos e números;
elaborando uma planilha.
28. EXCEL: – Fórmulas multiplicação; divisão; subtração e média. Exercício 12 (Gaz).
29. EXCEL: – Função SE e Juros; unindo as duas funções. Exercício 13 (Escola).
30. EXCEL: – Formatar planilha; Formatação Condicional; Copiar e colar células;
cópia especial. Continuação do Exercício
13 – Escola.
31. EXCEL: – Formatar linhas e colunas; copiar fórmulas; Referencias. Exercício
14.
32. EXCEL: – Estilos para dados numéricos; Congelar Painéis; Assistente de
gráfico; formatando Gráficos; Exercício 15.
33. EXCEL:
Avaliação para ½ turma.
34. EXCEL: Avaliação para ½ turma.
35. POWER POINT: - Introdução, criando uma apresentação; trabalhando
com textos; inserir figuras; formatar segundo plano.
36. POWER POINT: – trabalhando com autolayouts; desfazer e
refazer; efeitos de transição; esquema de animação; personalizar animação.
37. POWER
POINT: Modelos
de Design; esquema de Cores; inserindo som.
38. POWER
POINT: Exercício – Revisão.
39. POWER
POINT: Avaliação para ½ turma.
40. POWER
POINT: Avaliação para ½ turma.
Manual do Monitor
O
aluno-monitor na sala de Informática:
Quem é o monitor? Um aluno? Um professor? É uma
figura muito importante na sala de Informática da escola: ele pode contribuir
para o sucesso das atividades pedagógicas ali desenvolvidas.
O que é preciso para ser monitor? Ter conhecimentos
de Informática, disponibilidade de horário, facilidade nas relações humanas,
fluência na linguagem oral, demonstração de iniciativa e criatividade,
habilidade na escrita e gosto pelo trabalho coletivo.
O monitor não é apenas aluno, ele faz a ponte entre
a Internet e o professor. Apoiar o uso da sala de Informática da escola é, em
geral, a principal função do monitor. Esse apoio abrange muitas outras
atividades que ele pode desenvolver para facilitar e potencializar o uso desse
espaço tão importante na escola.
As
atividades do monitor:
Explorar os recursos técnicos oferecidos pelos
equipamentos da sala de Informática.
Aproximar os educadores desses recursos, desde os
equipamentos até as ferramentas da Internet.
Complementar as atividades propostas pelos
educadores, buscando sites de interesse do conteúdo curricular para o professor
conhecer e então decidir se usará com a classe.
Apoiar os educadores nas atividades com os alunos,
dividindo-se no atendimento a eles durante a aula.
Organizar atividades na sala de Informática fora do
período das aulas: momentos de pesquisa de alunos e professores.
Organizar o uso da sala para a comunidade escolar e
a comunidade em geral: pesquisa, comunicação e serviços.
Plano de
trabalho do monitor
É muito importante que o monitor, com o professor
responsável pela sala de Informática e/ou coordenador pedagógico da escola,
monte um plano de trabalho para esse espaço de aprendizagem.
O planejamento do uso da sala de Informática da
escola começa com uma visão geral do ambiente. Um começo de conversa pode ser:
ð
Quais são os
objetivos do uso da sala de informática?
ð
Quais os tipos
de uso que a sala de Informática poderá contemplar?
ð
Qual o público
que utilizará esse espaço?
ð
Quais os
horários de uso?
ð
Quem são os
responsáveis?
ð
Quais são as
regras de bom uso desse espaço?
O que pode acontecer se as regras de bom uso forem
desobedecidas?
Após esse levantamento, é interessante que se
organize um documento a ser anexado no "Quadro de Avisos" da sala com
os objetivos e combinados de uso da sala de Informática.
Para facilitar a organização das atividades, é
necessário pensar a divisão de horários para uso da sala de Informática por
professores e alunos: atividades de pesquisa e estudo, formação
dos docentes, uso da sala pela comunidade local etc. É interessante que todos
os professores da escola conheçam essa organização para que possam se
planejar e fazer suas demandas aos monitores.
Passando do macro-planejamento para o
micro-planejamento, é importante que os monitores reúnam-se com os professores
que utilizarão a sala de Informática. Professor e aluno-monitor devem fazer um
plano de trabalho semanal ou mensal para a sala de Informática. Definir metas e
atividades é muito importante, e mesmo que o planejamento não seja rígido,
deve-se deixar bem claro aonde se quer chegar.
Qualquer plano requer um conhecimento prévio da
situação. Saber qual é a situação inicial é a base para definir os pontos de
partida. Antes de definir aonde se quer chegar, é preciso saber de onde se vai
partir. Neste ponto, o aluno-monitor pode ajudar o professor a levantar:
ð
O que o
professor espera do uso da sala de Informática com seus alunos?
ð
Quais recursos
o professor conhece e utiliza?
ð
Quais recursos
os alunos conhecem e utilizam?
Conhecendo melhor o grupo, fica mais fácil planejar
as atividades. Mas, antes de defini-las, é preciso considerar o que queremos
fazer, quais os recursos e o tempo disponíveis, o que se quer ensinar e quem
vai aprender. Com esse cuidado, as
propostas de atividades serão mais adequadas.
Para acompanhar o uso da sala de Informática,
registrar é importante. O registro é a memória do que se pensou em fazer, do
que se fez e do que ainda precisa ser feito. Mantendo o registro do trabalho,
organiza-se melhor e não se esquece do que já aconteceu. Portanto, sugere-se
que o professor, com o aluno-monitor, registre os processos e as necessidades
das atividades desenvolvidas.
Dicas para
um bom trabalho
Como explicamos a função do monitor não é só fazer
o acompanhamento técnico da sala de Informática. Ele tem de se relacionar bem
com as pessoas, e isso não é pouco. Por isso, listamos abaixo algumas dicas que
ajudarão o monitor a fazer um bom trabalho:
Manter o
ânimo e o bom humor.
Quando surgir uma pergunta que ele não saiba
responder, dizer honestamente que não sabe. Uma possibilidade é convidar o
grupo a pesquisar e ajudar a encontrar a resposta.
ð
Saber dividir
o tempo, ficando atento ao relógio.
ð
Ser flexível e
fazer adaptações de acordo com a necessidade do grupo que está na sala de
Informática no momento.
ð
Acolher com
carinho e respeito cada integrante do grupo.
ð
Saber ouvir e estar
aberto às contribuições dos professores e alunos.
ð
Ter
objetividade na condução dos trabalhos.
ð
Tentar lembrar
o nome das pessoas durante as atividades, pois isso fortalece a auto-estima dos
participantes.
ð
Ganhar a
confiança das pessoas; estabelecer vínculos tornando-se um verdadeiro parceiro.
ð
Procurar saber
qual o grau de conhecimento que a pessoa tem de um determinado
conteúdo/ferramenta e partir deste ponto para ensinar novidades.
ð
Ter paciência
com o tempo do outro e respeitar o ritmo das pessoas.
Mesmo com todos esses cuidados, na função de
aluno-monitor, podem surgir algumas situações problemáticas. O que fazer nessas
situações?
1. Há no grupo uma pessoa que quer competir com o
monitor. O que ele deve fazer?
a) Não demonstrar irritação e não entrar na
competição;
b) Dar espaço para que a pessoa possa expressar o
desejo de falar e mostrar seu conhecimento;
c) Aproveitar as lideranças espontâneas;
d) Elogiar, se a contribuição for boa;
e) Estimular a participação de outros
alunos/professores na discussão;
f) Utilizar a divisão de tarefas. Na maioria das
vezes, essa prática permite que todas as pessoas participem mais.
2. Há no grupo uma pessoa desinteressada, desviando
a atenção da turma. Sugestão:
a) Não tomar essa atitude como um desafio. Muitas
vezes a pessoa não está interessada no tema e quer demonstrar sua má vontade.
Outras vezes está vivendo uma situação delicada em sua vida pessoal. Tentar
prosseguir normalmente com o trabalho sem entrar em choque.
b) Se for possível, procurar demonstrar sutilmente
e com delicadeza (com o olhar, com sorriso) que gostaria que ela se envolvesse
mais.
3. Há no grupo uma pessoa muito falante ou muito
tímida. Nesse caso:
a) Para os falantes, valorizar as suas contribuições
e, ao mesmo tempo, pedir que deixe espaço para os outros falarem.
b) No caso dos tímidos, não forçar a fala,
especialmente
ESTAGIÁRIOS PARA LABORATÓRIOS DE
INFORMÁTICA
ESCOLA |
Nº DE |
ESTAGIÁRIOS |
|
EMEF "IRMA ADELAIDE BERTOCCHI" |
|
1 - Bruno Campos Mantovanelli (Manhã) |
|
2 - Gislane Cada (manhã) |
|
3 - Genézio Mauri Filho (tarde) |
|
4 - Nara Cristina Maçal (tarde) |
4 |
EMEF "ILDA FERREIRA DA FONSECA" |
|
1- Vanessa Santana (manhã) |
|
2- Paulo Ricardo Almeida Angeli (tarde) |
2 |
EMEF "PROF MARIA CELESTE TOREZANI
STORCHI" |
|
1- Tiago Teixeira Gomes (manhã) |
|
2- Giuliano Benincá Pupim (tarde) |
2 |
EMEF "BERTOLO MALACARNE" |
|
1- Natália da Silva Ribeiro (manhã) |
|
2- Cássio Xavier (tarde) |
2 |
CUER "FRANCISCO JOSE MATTEDI" |
|
1- Maria
Aparecida Bueno (Anderson B.) |
1 |
CENTRO INTEGRADO BEM VIVER - CIBEVI |
|
1- Geslaine de Oliveira Muniz (tarde) |
|
2- Moábia Alves Pedro (tarde) |
2 |
TOTAL |
13 |